Página inicial > Assistência Estudantil > Programas Universais

Programas Universais

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 17h02 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 19h30 | Acessos: 522

São programas que desenvolverão ações para todos os estudantes regularmente matriculados no IFBA, sobretudo neste Campus, em todos os níveis e modalidades de ensino, através de projetos que atendam aos critérios de cada programa proposto nestas normas. A participação dos estudantes nos Programas Universais não estará condicionada às questões socioeconômicas e/ou meritocráticas.

Programas vinculados:

I - Programa de Educação para Diversidade: viabilizar ações que possibilitem reflexões e mudanças de atitudes sobre equidade, diversidade etnicorracial, gênero, religião, orientação sexual, idade, dentre outras questões relativas, demandadas pelo contexto no qual o campus está inserido.

II - Programa de Atenção às Pessoas com Necessidades Específicas: desenvolver ações com a finalidade de garantir aos estudantes com Necessidades Específicas condições de equidade no acesso, na permanência, no acompanhamento e no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e conclusão dos cursos com qualidade.

III - Programa de Assistência à Saúde: promover a assistência à saúde da comunidade discente, em caráter preventivo, educativo e de primeiros socorros.

IV - Programa de Acompanhamento Psicológico: promover o bem estar biopsicossocial e das condições para a aprendizagem dos estudantes, através de ações de natureza preventiva e interventiva e de promoção de saúde, que respeitem a ética e os direitos humanos e priorizem a multidisciplinaridade.

V - Programa de Acompanhamento Pedagógico: subsidiar o processo ensino-aprendizagem por meio de estratégias institucionais que viabilizem a aprendizagem dos estudantes.

VI - Programa de Acompanhamento Social: prever ações voltadas à atenção social, observando-se os riscos pessoais e sociais que os estudantes podem ser acometidos, visando à qualidade da sua formação acadêmica e cidadã.

VII - Programa de Incentivo à Educação Física e Lazer: contribuir para a formação física e intelectual, agindo também como um elemento de inclusão social, colaborando com a formação cidadã.

VIII - Programa de Incentivo à Educação Artística e Cultural: possibilitar aos estudantes o exercício dos direitos de acesso aos bens e á produção culturais, além de promover a prática da sensibilidade, melhorar a auto estima e o aprimoramento do fazer artístico, a qualidade do desempenho acadêmico e produção do conhecimento.

IX - Programa de Incentivo à Formação da Cidadania: fomentar espaços de discussão e reflexão do estudante enquanto sujeito político crítico, contribuindo para a construção de sua autonomia e a sua participação ativa no ambiente acadêmico-científico e na sociedade.

X - Programa de Assistência a Viagens: viabilizar a participação do estudante em eventos, visitas técnicas, reuniões e comissões. As despesas referentes às viagens (inscrição, transporte, hospedagem e/ou alimentação) poderão ser viabilizadas para os estudantes, total ou parcialmente, mediante a análise da demanda, a relevância para a formação do estudante e a disponibilidade dos recursos financeiros.

Formas de participação (exceto para o Programa de Assistência a Viagens)

Os Programas Universais se desenvolverão através de projetos elaborados por servidores do IFBA, com formação e atuação institucional diretamente relacionada à natureza do programa e por estudantes, desde que um servidor se responsabilize legalmente pela sua coordenação. A forma de acesso será através de edital anual de financiamento lançado pela Gestão da Assistência Estudantil.

Projetos Executados

2016 - Edital nº 02, 10 de março de 2016.

PROJETOS

PROGRAMA BASE

ORIENTADOR/

COORDENADOR

Acidente Vascular Cerebral (AVC): Experiências dos cuidadores familiares sobre o cuidado domiciliar após a alta hospitalar.

Programa de Assistência à Saúde

Prof.ª Jamile Carvalho Rodrigues

jamillerodriguesca@gmail.com

Cine-Humanidades: A linguagem do cinema na educação

Prof. Diego Carvalho Corrêa

liberiaz@hotmail.com

IX Semana de Enfermagem

Programa de Assistência à Saúde

Prof.ª Gislaine Nunes de oliveira Guedes

gislaineifba@gmail.com

Planejamento Urbano e meio ambiente na cidade de Barreiras

Prof.ª Deisiane dos Santos Cruz

dsn.cruz11@gmail.com

2015 - Edital nº 12, de 27 de outubro de 2015.

PROJETOS

PROGRAMA BASE