Página inicial > Assistência Estudantil > Programas Complementares

Programas Complementares

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 17h04 | Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 19h30 | Acessos: 501

São programas que tem ações específicas nas quais a participação dos estudantes deverá estar condicionada a questões socioeconômicas e/ou meritocráticas.

Programas vinculados:

I - Programa de Mobilidade Acadêmica: destinado a custear, total ou parcialmente, viagens e manutenção de estudantes com mérito acadêmico e em situação de maior vulnerabilidade social.

Este programa será desenvolvido sob a responsabilidade dos Representantes da Assessoria para Assuntos Internacionais dos campi, com acompanhamento e supervisão da Gestão da Assistência Estudantil (COPAE) e da Assessoria para Assuntos Internacionais na Reitoria, por edital especifico anualmente.

II – Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica: destinado a promover e ampliar a formação integral de estudantes dos cursos técnicos modalidades, integrado e subsequente (PIBIC-EM), e superior (PIBIC ou PIBIT), estimulando e desenvolvendo a pesquisa científica e tecnológica com custeio de bolsas de Iniciação Científica.

Este programa será desenvolvido sob a responsabilidade da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós- Graduação e Inovação (PRPGI), juntamente com o Comitê Interno de Iniciação Científica (CIIC/IFBA), por edital especifico anualmente.

III - Programa de Monitoria: destinado a custear bolsas para estudantes selecionados por mérito e em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica para atuarem como monitores de disciplinas específicas ou projetos de extensão relacionados ao ensino, mediante projeto e sob a supervisão do docente da disciplina ou projeto de extensão.

Este programa será desenvolvido sob a responsabilidade da Diretoria de Ensino (DEPEN), com acompanhamento e supervisão da Gestão da Assistência Estudantil (COPAE) e da Pró Reitoria de Ensino do IFBA), por edital especifico anualmente.