Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico > Histórico do Campus Barreiras
Início do conteúdo da página

Histórico do Campus Barreiras

Publicado: Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 18h25 | Última atualização em Quinta, 23 de Fevereiro de 2017, 18h25 | Acessos: 250

Histórico do Campus Barreiras

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Barreiras teve início com inauguração da antiga Unidade de Ensino Descentralizada do CEFET-BA, inaugurada em 15 de outubro de 1993, entrando em efetivo exercício 09 de setembro de 1994, com a posse dos primeiro servidores aprovados em concurso público realizado especificamente para o provimento das vagas oferecidas na época.  O Campus Barreiras iniciou sua caminhada, unindo estrutura física e humana, para em outubro do mesmo ano receber as primeiras turmas de alunos aprovados em Exame de Seleção para os Cursos Técnicos em Edificações e Eletromecânica, primeiros cursos oferecidos à comunidade.

Além dos cursos regulares citados, o Campus Barreiras ofereceu, também, um curso preparatório (Pro-técnico) de 1994–1997. Em 1998/99, foram acrescentados os cursos de Turismo e o Ensino Médio, na forma da nova legislação de educação, foram disponibilizados para a comunidade barreirense, além dos cursos supra, o curso técnico em Enfermagem (a partir do ano 2000) e o curso técnico em Alimentos e Bebidas, com sua primeira turma iniciada no segundo semestre de 2003.

O Campus Barreiras, no período de 1997 a 1999 ofereceu o curso de pós-graduação “lato sensu” com especialização em Metodologia de Ensino para um grupo de 40 alunos, em convênio com a Prefeitura Municipal de Barreiras e a Fundação CEFET BAHIA aberto a toda comunidade, tendo atraído alunos de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Guanambi.

O Campus Barreiras oferece os cursos Integrados de Edificações, Alimentos e Informática; cursos subseqüentes de Eletrotécnica e Enfermagem; curso de Eletromecânica na modalidade PROEJA; curso de pós-graduação latu-censo em Proeja.

Em 6 de agosto de 2008, deu início ao curso de Licenciatura em Matemática, aprovado pela resolução nº 13, de 17-11-2004, do Conselho Diretor do CEFET/ BA. A implantação da Licenciatura em Matemática no IF-Bahia/Campus - Barreiras foi desejo da comunidade da Região Oeste da Bahia, demonstrado nos resultados de uma pesquisa de demanda realizada em escolas da rede municipal e estadual do município.

O Campus Barreiras conta, atualmente, com quadro de 52 professores efetivos, 25 professores substitutos e 04 contratados pela Prefeitura Municipal de Barreiras, por força de um convênio, 52 técnicos Administrativos e 32  funcionários terceirizados.

registrado em:
Fim do conteúdo da página